domingo, 29 de agosto de 2010


PROFESSORES E ALUNOS INSCREVAM-SE NESTE SITE: http://jogos.conexaoaluno.rj.gov.br/oje/

O que é a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação?

A OJE é um projeto inovador que busca através de uma dinâmica de competição no mundo digital o aprimoramento dos processos de raciocínio, a produção de sentidos nos alunos e o estímulo ao trabalho coletivo e colaborativo dos participantes (que envolve alunos e professores), com o objetivo de motivá-los mais adequadamente para as atividades tipicamente escolares e instrumentalizá-los de maneira complementar na obtenção de melhores resultados curriculares. É um excelente aproveitamento educacional a partir de jogos digitais.

Como ajudar na divulgação da OJE?

- Falar do projeto nas reuniões pedagógicas
- Incentivar alunos e professores a se inscreverem
- Divulgar nas salas de aula, destacando os aspectos positivos do projeto
- Receber os promotores do projeto, facilitando o acesso aos alunos
- Disponibilizar os laboratórios de informática

O que a escola ganha participando da OJE?

Reconhecimento ao ser referenciada como uma escola participante de um projeto educacional diferenciado, de alto impacto e visibilidade estreitando a relação entre corpo docente e discente.

O que os professores ganham participando da OJE?

Mais aproximação com seus alunos e ferramentas para conduzi-los de forma adequada a este novo mundo os fazendo entender que aprender se divertindo também é eficaz.

O que os alunos ganham participando da OJE?

A OJE proporciona aos jovens uma oportunidade de usar positivamente a Internet e o ambiente de jogos, que além de divertidos, trabalham o conteúdo do ENEM. Além disso, os alunos, professores e escolas vencedoras ganham prêmios especiais.

Como surgiu a OJE?

A OJE é promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação do Rio de Janeiro e desenvolvida em parceria com o Porto Digital. Criada em 2008, o projeto cresce a cada ano e hoje está presente nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uso Seguro e Consciente da Internet


Prezados(as),

Temos o prazer de convidá-los para debater sobre o papel das Escolas na educação para o uso Seguro e Consciente da Internet. A oficina será realizada pela SaferNet Brasil, pelo Instituto Childhood Brasil e pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro no dia 22 de Setembro no auditório do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro. Na ocasião serão apresentados os dados da pesquisa sobre Hábitos de Uso da Internet realizada com alunos e educadores no Estado do Rio de Janeiro em 2009, apontando as principais vulnerabilidades deste público online, especialmente àquelas relacionadas ao abuso e exploração sexual facilitados pela Internet.


Os participantes receberão um Kit pedagógico com materiais multimídia contendo histórias em quadrinhos, vídeos, sugestões de exercícios e matérias de imprensa que permitem a discussão descontraída e educativa das principais orientações para prevenção aos crimes praticados pela Internet.

Para se inscrever basta enviar um email para prevencao@safernet.org.br com seu nome, dados para contato e nome da organização que representa. A prioridade é para Diretores, coordenadores pedagógicos e educadores sociais que ossam incluir o tema nos projetos pedagógicos da escola/instituição, bem como nos espaços de formação de outros profissionais.

domingo, 15 de agosto de 2010

CONCURSO ALMANAQUE DA REDE 2010

Professores

Foi prorrogada até o dia 17 de setembro a data de recebimento de redações para o I Prêmio Almanaque de papel.

Professor (a), não deixe de participar!

Confira o regulamento:

Regulamento do I Prêmio Almanaque de papel

1. Do Objetivo

1.1 Com o objetivo de estimular a escrita dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede Estadual, o Almanaque da Rede, em parceria com Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, promove um concurso de redação (dissertação ou descrição).

2. Do público-alvo

2.1 Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

3. Da premiação

3.1 Serão selecionadas 6 (seis) descrições e 6 (seis) dissertações. Serão premiados 12 (doze) alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e 10 professores que enviarem o maior número de redações para concurso.

3.2 O resultado será publicado no site www.almanaquedarede.com.br e no conexão aluno. Os vencedores também receberão e-mail, comunicando que sua redação foi selecionada.

3.3 Prêmios

3.3.1 Serão premiados 12 (doze) alunos com vale Saraiva (para comprar livros e DVDs).

3.3.2 Será premiado 1 (um) professor com uma viagem a Porto Seguro, Bahia, com direito a acompanhante no valor de R$ 2.000 (dois mil reais).

3.4 Os professores contemplados receberão os livros e comprovantes da viagem por ocasião do II Prêmio Almanaque da Rede em 11 de setembro de 2010. Os professores que não comparecerem deverão se dirigir à sede do ADR na Rua Almirante Tamandaré 66, sala 744, Flamengo, para retirar os prêmios até o dia 29 de outubro de 2010.

Regras

4.1 Cada professor pode enviar quantas redações de quantos alunos quiser, sendo que, cada aluno pode escrever, ao todo, 10 (dez) redações (dissertação ou descrição) para participar do concurso.

4.2 A redação deve ser uma dissertação ou descrição.

4.3 A fotocópia da redação deve ser acompanhada da fotocópia do perfil do aluno do Almanaque da Rede de papel.

4.4 A fotocópia da redação deve ser enviada até o dia 17 de setembro para uma das seguintes opções:

a) coordenadoria regional;

b) diretamente para Superintendência do Ensino Médio na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (A/C: Ana Noêmia/Sonia Fazenda)

Endereço: Rua da Ajuda, 5 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.

5. Dos critérios

5.1 Serão desclassificadas redações que configurem plágio à obra de qualquer autor ou não observarem o mapa das cores do Jogo da Escrita Criativa.

5.2 Os critérios para avaliação das redações serão:

a. no caso da dissertação, o texto deve seguir o mapa da Dissertação do Jogo da Escrita Criativa, tendo, pelo menos, tema, premissa, comprovação da premissa.

b. no caso de descrição, , o texto deve seguir o mapa da Descrição do Jogo da Escrita Criativa, estando claro, pelo menos, objeto da descrição, características, ação ou, movimento ou mudança conforme o caso, e o que mais o aluno achar importante descrever.

5.3. As redações não premiadas ao final do concurso serão destruídas. Não será divulgada avaliação ou classificação dos trabalhos não premiados.

6. Do Júri

6.1. O júri será composto por membros indicados pela organização do concurso e pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

6.2. A decisão do júri é incontestável, não cabendo recurso de espécie alguma ao resultado divulgado pelo site www.almanaquedarede.com.br.

7. Considerações finais

7.1. A inscrição no concurso significa a aceitação, sem reservas, deste regulamento.

7.2. O Projeto Almanaque da Rede e os membros do Júri não se responsabilizam pelo conteúdo das redações enviadas, nem por quaisquer indícios de plágio que venham ser reclamados após a divulgação do resultado, sendo de responsabilidade dos participantes inscritos a veracidade sobre a autoria do texto enviado.

7.3. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo júri em decisão por maioria simples de votos.

7.4. É permitido o uso de imagens dos ganhadores, bem como de trechos ou da íntegra das redações enviadas, para publicação em quaisquer meios de divulgação, televisivos, radiofônicos, Internet ou quaisquer que sejam de interesse do Projeto Almanaque da Rede.

8. Calendário

17 de setembro – Ultimo dia de recebimento das redações na SEEDUC.