quinta-feira, 29 de março de 2012

Oficinas Videointeratividade



Alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos da rede estadual não podem perder a chance de participar das Oficinas Videointeratividade, uma ação do Programa Cinema para Todos.

A iniciativa é das Secretarias de Estado de Educação e de Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento e a Praga Conexões, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema. Acesse o Regulamentocompleto.

Os interessados responderão ao questionário (formulário) e o enviarão para o e-mailoficinas@pragaconexoes.com.

Mais informações estão disponíveis nos portais Seeduc (www.rj.gov.br/seeduc) e Conexão Professor (www.conexaoprofessor.rj.gov.br).

Secretaria de Estado de Educação

domingo, 25 de março de 2012

Projeto audiovisual Mil Pessoas



Projeto audiovisual

Mil Pessoas



ProcuraM-se mil Pessoas loucas por Pessoa*”.

*      Fernando Pessoa
Gravações
Terças-feiras
Horário de 9 às 12 horas
Sala de Artes
Profº João Paulo
Informações: Profª Sheila Suzano




------------------------------------------------------------------------


Sobre exposição

Fernando Pessoa, Plural Como o Universo é a exposição recentemente inaugurada na Fundação Calouste Gulbenkian depois de ter feito já uma carreira brilhante, com cerca de 400 mil visitantes entre São Paulo e o Rio de Janeiro, respetivamente no Museu da Língua Portuguesa e no Centro Cultural Correios.

Oficinas gratuitas de qualificação profissional


ALUNOS DA REDE PODEM SE INSCREVER GRATUITAMENTE EM OFICINAS DA SPECTACULU

São diferentes cursos para a rede pública

TheStyle Logo 

Alunos matriculados na rede pública de ensino, de 17 a 21 anos, podem se inscrever nas oficinas gratuitas de qualificação profissional e construção cidadã da Spectaculu, no Cais do Porto. Os cursos são voltados para jovens de áreas em situação de risco social, reunindo 90 comunidades da periferia do Rio de Janeiro. Mais Informações no site www.spectaculu.org.br ou pelos telefones 2223-2976 e 2547-0463. As aulas são gratuitas e os participantes recebem bolsa-auxílio e duas alimentações diárias.

O objetivo do projeto é integrar o adolescente em situação de risco social, trabalhando a consciência crítica, a autoestima e seus direitos, por meio da arte e de uma profissão ligada à área dos espetáculos, da imagem e da tecnologia. Os cursos são divididos em dois núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, com oficinas técnicas de Iluminação Cênica, Cenotécnica e Adereços, Contrarregragem, Camarim e Figurino, Maquiagem e Cabelo; e Núcleo de Artes Visuais e Tecnologia, com oficinas técnicas de Vídeo, Fotografia, Computação Gráfica e Design Gráfico. Os dois Núcleos contam também com as oficinas de “Palavra” (reforço à prática da leitura, escrita e oralidade), “Filosofia” (temáticas sociais de direitos e identidades, cultura geral e informação) e “Corpo, voz e Interpretação Teatral” (desenvolvimento pessoal projetando voz, postura e criatividade). Além disso, a Spetaculu tem o Núcleo de Trabalho, que organiza os alunos formados na prestação de serviços profissionais, funcionando como uma central capaz de articular novos estágios para desenvolvimento da vida profissional.


Oficinas
- Oficina de Beleza – Cabelo
- Oficina de Beleza – Maquiagem
- Oficina de Cenotecnia
- Oficina de Contrarregragem, Camarim e Figurino
- Oficina de Fotografia e cognição do olhar
- Oficina de Iluminação Cênica
- Oficina de Vídeo

Os fantásticos livros voadores



“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” 
André Maurois


 

“Dupla delícia – O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” (Mário Quintana)



 

O poder curativo dos livros numa carta de amor aos livros. Afinal é nos livros que podemos encontrar a fonte da juventude! Uma história sobre pessoas que dedicam as suas vidas aos livros e de livros que devolvem esse favor. Com o título original "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" foi o Vencedor do Oscar 2012 para filme de animação, curta metragem.



Inspirado pelo furacão Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz, e um amor pelos livros, "Morris Lessmore" é uma pungente e humorística alegoria sobre os poderes curativos das histórias.
Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D) o premiado autor / ilustrador William Joyce e o co-diretor Brandon Oldenburg apresentam uma nova experiência narrativa que remonta a filmes mudos e musicais da MGM Technicolor. "Morris Lessmore" é antiquado e inovador ao mesmo tempo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Trabalho final de Filosofia em 2011


Apresentação do trabalho final das turmas do 3º ano de Filosofia no auditório do CEAM, um projeto da professora Eliane Ferrão. 

Dança


Teatro

Confraternização

Música

Reflexão

Festa da diversidade

1ª SEMANA DE ARTE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

O evento que vai acontecer, de 03 a 06 de julho, reunirá trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc. 
 

Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Durante os quatro dias, estudantes e educadores, virão de todos os municípios e ocuparão o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que será dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Serão apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. Haverá oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas serão dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial, que promoverá a venda de livros a preços simbólicos.

Pela primeira vez, em um espaço criado especialmente para isso, docentes de Arte e estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de mostrar o trabalho realizado nas escolas durante o ano letivo, além de compartilhar criações, ideias e experiências.

Para participar, as escolas deverão encaminhar seus trabalhos para as Diretorias Regionais de sua área. Todos os artistas selecionados serão premiados pela participação. O projeto conta com o apoio da Secretaria do Estado de Cultura.

Os professores interessados em obter mais informações ou dar sugestões deverão enviar e-mail para semanarte@educacao.rj.gov.br.



ENCONTRO SESI ARTE-EDUCAÇÃO


 Vagas limitadas e inscrições gratuitas

A mostra itinerante do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça ocupa os espaços da Casa França-Brasil 

Os professores da rede estadual de ensino podem participar do encontro SESI Arte-Educação, que será realizado no dia 26 de março, em dois horários (das 10h às 12h e das 14h às 16h), na Casa França-Brasil, no Centro. As vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail projetos.assist@casafrancabrasil.rj.gov.br, nos telefones 2332-5124 / 2332.5120 ou no local no dia do encontro (Casa França-Brasil – Rua Visconde Itaboraí, 78 – Centro).

O evento é promovido a partir das atividades da exposição dos artistas ganhadores do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2011/2012. O objetivo é aproximar o universo das ações artísticas das práticas pedagógicas, entendendo a arte como exercício de experimentação fundamental para o desenvolvimento sensível e intelectual dos alunos.

Os professores receberão gratuitamente certificado de participação e material pedagógico (textos explicativos e propostas práticas discriminadas). Além disso, aqueles que participarem das oficinas podem fazer um agendamento para levar os estudantes às terças e quintas, até dia 29 de abril, dependendo da disponibilidade. Os alunos farão uma visita guiada e participarão de uma oficina, com direito a transporte disponibilizado pelo SESI. São poucas vagas. Agende sua turma!

quinta-feira, 15 de março de 2012

5 anos do Projeto Escola Aberta

 

Profª. Giorgina Carlin, Profº Márcio Jenuário e profª Ângela Morais coordenadora do Projeto Escola Aberta no CEAM. 

O Programa Escola Aberta: Educação, Cultura, Esporte e trabalho para a Juventude é promovido pelo Ministério da Educação – por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com os Ministérios do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura, e executado por secretarias estaduais e municipais de Educação, contando com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

[SAM_0307[5].jpg] 
Torneio de Xadrez Realizado Sábado Dia 07/05/2011 No C.E.ANDRÉ MAUROIS. 



Entre as ações desenvolvidas, além de reforço escolar, estão artesanato, desenho e pintura, música, dança hip-hop, lambaeróbica, grafite, circo, skate, capoeira, artes marciais, esportes, teatro, maquiagem/ manicure/ cabeleireiro, desfile de modas e jogos diversos.  Os cursos acontecem todos os sábados, das 9h às 17h. É servido café da manhã, almoço e lanche aos participantes.


  

A festa do 5º aniversário do programa Escola Aberta.  O encontro “Vamos Nessa Onda, Escola Aberta na Praça é Show!” aconteceu sábado no dia 10/03/2012, na Praça do Lido, em Copacabana, e teve a participação de cerca de 1.300 pessoas.

O C.E. André Maurois, do Leblon, levou a dança para a praça, mas, segundo a professora Giorgina Carlin Fagundes, que acompanha o projeto desde a sua implantação no estado, o esporte é o que mais atrai a garotada.


SAM_0310

– Eles participam de muitos torneios, o que estimula a integração entre colegas, escolas e famílias. Convidamos alunos da Rocinha, Vidigal, Jardim Botânico, Cruzada São Sebastião. Isso faz com que o aluno se integre voluntariamente e leve o que ele aprende para a sua comunidade. Temos oficineiros que foram nossos alunos e continuam conosco.


Durante todo o dia, houve apresentações de bandas; raps; balé clássico; seleção de músicas brasileiras; corais e percussão; homenagens ao Rio de Janeiro, ao Dia Internacional da Mulher, ao cantor Luiz Gonzaga e ao centenário de Jorge Amado; pagode; percussão em lata; forró; ginástica rítmica; batalha de hip-hop; circo capoeira; e karatê.








sexta-feira, 9 de março de 2012

Árvore com flores de plástico PET

Estação das flores
Trabalho de pintura com reaproveitamento de embalagem de plástico PET. Os alunos do 2º ano criaram flores para o painel da árvore, inspirada na pintura "A árvore da vida " de Gustav Klimt. 



Estação dos frutos
Corações de Kirigami uma variação do origami (dobradura de papel), arte japonesa com recorte de papéis;  confeccionados para compor uma nova fase da árvore da vida.



Vídeo do projeto de Artes da profª Sheila Suzano


Flores
(Fred Martins/Marcelo Diniz)
Interprete: Zélia Duncan

Flores para quando tu chegares
Flores para quando tu chorares
Uma dinâmica botânica de cores
Para tu dispores, pela casa

Flores para quando tu chegares
Flores para quando tu chorares
Uma dinâmica botânica de cores
Para tu dispores, pela casa

Pelos cômodos, na cômoda do quarto
Uma banheira repleta de flores
Pela estrada, pela rua, na calçada
Flores no jardim
Pétalas ao vento, para tu contares
Para além dos nomes, que possam dizê-las
Flores pra compores
Metaforazantes, de comê-las

Para quando tu chegares
Flores para quando tu chorares
Uma dinâmica botânica de cores
Para tu dispores, pela casa

Pelos cômodos, na cômoda do quarto
Uma banheira repleta de flores
Pela estrada, pela rua, na calçada
Flores para mim
Flores pros meus braços
Ofertá-las para parabenizar-te
Flores quantas flores, forem necessárias
Pra perguntares pra que tantas flores

Para quando tu chegares
Flores para quando tu chorares
Uma dinâmica botânica de cores
Para tu dispores, pela casa

Pelos cômodos, na cômoda do quarto
Uma banheira repleta de flores
Pela estrada, pela rua, na calçada
Flores para mim
Flores pros meus braços
Ofertá-las para parabenizar-te
Flores quantas flores, forem necessárias
Pra perguntares pra que tantas flores