Aconteceu no dia 29/10/2014, no Colégio Estadual André Maurois situado no Bairro do Leblon, Rio de Janeiro, RJ, do IV Seminário Regional das Relações Étnico-Raciais com Tema “Direitos Humanos: A Escola e as Transformações Sociais”. O evento objetiva expandir e contribuir para o diálogo interdisciplinar, oportunizando a transformação da prática pedagógica e a melhoria da organização curricular, além de suscitar uma reflexão sobre direitos humanos.
O evento contou com a participação de diversas escolas das Metropolitanas III, IV e VI e também do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB.
Oficina de bonecas Abayomy
A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.
A história das Bonecas Abayomi, começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.
A cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário