sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Poesia no Cotidiano

Poesia na Biblioteca Guimarães Rosa com a professora Cíntia Barreto.


8ª Semana de Poesia da TV Escola: 17 a 21 de outubro, 9h, reprises 15h e 21h.

Em sua 8ª edição, a Semana de Poesia da TV Escola se dedica a falar da poesia em sua essência: os principais gêneros, a linguagem poética, poesia infantil, música e poesia, grandes poetas e os poemas que se tornaram parte do imaginário popular como “a pedra no caminho, Pasárgada, as aves que aqui gorjeiam e não gorjeiam como lá...
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O 3º programa da 8ª Semana de poesia da TVEscola contou com a participação dos alunos do 1º ano do CEAM e da profª Cíntia Barreto (a partir de 0:37:00 de duração do vídeo abaixo).


Clique nos links abaixo para assistir à íntegra dos programas da 8ª Semana de Poesia da TV Escola:

domingo, 18 de setembro de 2011

FILOSOFIA: Ensino e Educação


O Programa Salto para o Futuro do Canal TV Escola tem na série FILOSOFIA: Ensino e Educação a proposta de pensar como a Filosofia, enquanto prática de pensamento, pode ser exercida com pretensões educacionais, ou como reflexão teórica sobre questões educacionais. Essas duas alternativas dão lugar a dois campos de saber na contemporaneidade que, embora estejam muito relacionados, merecem ser diferenciados: o ensino de Filosofia e a Filosofia da educação.
  • Esta série contou com a participação da professora de Filosofia Giovânia Costa e de seus alunos do 2ºano do C E André Maurois.



 de 12 a 16 de setembro de 2011






domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto MIRIN 2011








Alunos do C E André Maurois que participaram este ano do MIRIN.


A professora de Geografia Irene Maria Mazzarotto supervisiona o MIRIN no CEAM.

  • OEA - Igor Lima e Caroline Silva - Guatemala.
  • CSH - Natália Rodrigues e Bruna Souza - Finlândia.
  • ACNUR - Matheus Ribeiro e Débora Nunes - Nigéria, Finlândia.
  • CS - Juliana Marçal e Henrique Pacheco - Nigéria - 5ª Colocação
  • UA - Vinícius Thomas e Paulo Ricardo - Gana, Nigéria.
  • CE - Karine Ribeiro e Laís Alves - Finlândia.
  • ONG - (MSF) - Giovana Batista - Mensão Honrosa
  • (Anistia Internacional) - Ramon Lopes





MIRIN



sábado, 10 de setembro de 2011

"Conversa Literária" no Conexão Professor!

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(Professora Cintia Barreto - Mestra em Literatura Brasileira pela UFRJ)

Leiam a nota sobre o programa de rádio no "CONEXÃO PROFESSOR": http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/ultimas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=7675

O programa objetiva levar literatura de qualidade ao público universitário (e do ensino médio) e popularizá-la, diminuindo um pouco esta ideia de que literatura é para os eruditos apenas. Definitivamente, a literatura "deve ser compartilhada como pão", como bem disse o rapper e escritor paulista Ferréz. Enquanto professora de literatura, procuro informar os ouvintes sobre os elementos que compõem o texto literário como a "intertextualidade". Além disso,  é um espaço para apresentação de talentos literários (alunos e professores da Unigranrio e artistas engajados com o social). Isso posto, a intenção é ainda de promover a leitura e a literatura aos ouvintes, uma vez que estamos cientes da ocorrência de textos literários em diferentes avaliações (concursos públicos, vestibulares, ENEM e ENADE). É uma forma divertida e descontraída de aprender mais sobre literatura e conhecer novos autores e temas.

Ouçam o programa número 2: http://www.canalunigranrio.com.br/radio_programacao_13.html

* A professora Cintia Barreto, de 38 anos, leciona Língua Portuguesa há quase 10 anos no Colégio Estadual André Maurois.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 3ª Ed. - 2011





Qualificação aproxima professor das novas tecnologias

Nas últimas três décadas, Novas ferramentas tecnológicas e mídias foram introduzidas em nosso cotidiano numa velocidade quase delirante. ofertas e demandas brotam espontaneamente, exigindo agilidade de praticamente todos os segmentos da sociedade. Numa era em que especializações técNicas começam a gaNhar mais terreNo do que as próprias relações humanas, a educação precisa fincar suas estacas, mostrar que acompanha a alucinante revolução da informação. e os programas de formação para domínio da informática estão aí para isso.

Zeca Bandeira

Assim como blogs, redes sociais, chats e portais espalham-se internet afora, capacitações são oferecidas para professores se adaptarem à nova ordem. Os educadores buscam ficar por dentro desse maravilhoso mundo da web, agora 2.0, e, para isso, precisam encontrar resposta para uma pergunta-chave: como utilizar computadores e outros aparelhos a serviço dos processos de ensino e aprendizagem?
O curso de especialização em Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em parceira com o Ministério da Educação é uma opção de caminho a ser trilhado por professores de escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental e Médio. Coordenado pela professora Gilda Helena Bernardino de Campos, do Centro de Ciências de Educação (CCE-PUC), disponibiliza 6.300 vagas e é aberto a educadores de todo o país.

Foi um achado para a professora carioca Maria salete lopes Paulo, 60 anos, que leciona português e literatura no ensino médio do Colégio Estadual André Maurois, no Rio de Janeiro. “não sou da geração da informática. Mas fui buscar algo novo, que me permitisse trazer o aluno para perto de mim”, ensina, reconhecendo que, logo no início, teve dificuldades para apresentar aos alunos o que aprendia: “Faltava dominar a tecnologia”. nada grave. Com a natural evolução do aprendizado, passou a levar os alunos para o laboratório de informática do colégio, que dispõe de banda larga e 50 computadores ligados em rede.
O interesse aumentou e a aula passou a ter outro efeito”, conta Salete, que também leciona no 9º ano do instituto superior de Educação do Rio (iserj). Mas a surpresa definitiva veio numa aula sobre literatura de cordel. Ela pediu aos estudantes que pesquisassem o assunto na internet. Diante dos resultados que obtiveram via web, decidiram, voluntariamente, visitar a Feira de são Cristóvão, tradicional ponto de nordestinos (e cordelistas) do Rio. Ou seja: o conhecimento adquirido de maneira digital tornou-se objeto de interesse real. “A mídia deixou de ser um mero complemento da aula." Ficar falando para os alunos copiarem já era. viramos mediadores entre os estudantes e o conhecimento”, atesta a ex-turista de computador, hoje feliz com o recurso que a ajuda “em tudo”.