quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PIBID INGLÊS


Prof. Rogério Tílio

O projeto em pauta A promoção do letramento crítico no ensino de inglês tem como objetivo contribuir para a formação inicial de novos professores de Inglês para a Educação Básica, aptos a entenderem a função da língua inglesa no mundo contemporâneo e transporem essa relevância para sua prática pedagógica. Entendendo que a formação docente do professor de línguas não se ocupa apenas da formação linguística do indivíduo, mas também de sua postura crítica em relação ao que é ensinado, sendo, portanto, capaz também de estimular os alunos a refletirem criticamente, o projeto assume como pressuposto básico que a função do ensino de Inglês na Educação Básica é inserir o aluno no mundo globalizado, tornando-o agente crítico na sociedade em que atua.


Conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, aprender uma língua estrangeira significa orientar e sensibilizar o aluno em relação ao mundo multilíngue e multicultural em que vive, conscientizando-o acerca de diferenças culturais e levando-o a respeitar mais o outro e a conhecer melhor si mesmo. Além disso, o conhecimento dos discursos em língua estrangeira, mais especificamente o inglês, a língua franca da contemporaneidade, pode permitir maior acesso aos mais diferentes tipos de conhecimento no mundo globalizado contemporâneo. O acesso à língua estrangeira, portanto, pode permitir maior inclusão social no mundo globalizado.

O ensino de língua estrangeira também serve como um espaço para mostrar aos alunos como temas transversais são abordados nos discursos em língua estrangeira e, a partir daí, propor reflexões críticas e transposições problematizadoras para o espaço social dos alunos. É importante ressaltar que não se trata de julgar, ou mesmo de comparar, mas de pensar criticamente as diferenças; é preciso propor uma reflexão com base em diferentes contextos. O ensino de língua estrangeira é um espaço privilegiado para a discussão de tais questões, pois trata do ensino de linguagem através do seu próprio uso. Já que o “conteúdo programático” da disciplina é a linguagem, e que o ensino é aqui entendido como viabilizado por meio de práticas de linguagem, a própria disciplina já propicia um espaço para discussões.

Pensado de modo a atender os pressupostos acima, esse projeto tem dentre seus objetivos:
- Oferecer aos licenciandos de Inglês uma possibilidade de vivenciar experiências específicas da 
prática docente no contexto escolar da escolar pública;
- Valorizar o ensino de inglês junto aos licenciandos e aos estudantes da Educação Básica, desmistificando as ideias de que “não se aprende inglês na escola”, que aprender inglês significa ser fluente no idioma, e que a aprendizagem de inglês não é relevante e nem faz parte da realidade do aluno, a menos que ele pretenda viajar ao exterior;
- Contribuir para a expansão do ensino de Inglês na escola pública, possibilitando o trabalho com língua estrangeira além da carga horária prevista na grade regular;
- Construir espaços onde estudantes (licenciandos e alunos da Educação Básica) e docentes (professores da rede e professores universitários) possam refletir sobre a função do ensino da língua inglesa na contemporaneidade, contribuindo para desnaturalizar práticas sociais e repensando os modos de ensino e aprendizado da disciplina;
- Contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz, tornando-o não apenas responsável por sua aprendizagem, mas também um cidadão autônomo, agente na sociedade;
- Perceber a escola como espaço de formação e como objeto de estudo e reflexão.

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