domingo, 14 de outubro de 2012

Show de Áurea Martins





ÁUREA MARTINS brotou e floresceu de uma cepa de músicos (sua avó tocava banjo) radicada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Suas primeiras apresentações em público dão-se como integrante do coral do Ginásio Estadual "Raja Gabaglia". 



 Seu talento sempre foi muito bem reconhecido, sim. Mas, para complementar os incertos cachês de cantora da noite, Áurea achou melhor arranjar um trabalho diurno que lhe garantisse um salário fixo – e nisto teve sorte como quê! De carteira assinada, entrou para o serviço público como inspetora de classe no Colégio Estadual "André Maurois", no Leblon, então sob a direção de D. Henriette Amado. [Dentre os jovens sob a sua inspeção, ela se lembra especialmente de Evandro Mesquita.] Quando os alunos se organizaram para promover um festival escolar da canção, um deles falou: "A inspetora canta." E assim, Áurea voltou a cantar num colégio. Agora, porém, não mais como integrante de coral; mas como solista. A partir daí, várias foram as vezes em que D. Henriette a convocou à sala da diretoria [que, aliás, não tinha porta] para que cantasse para ela, em pleno expediente [People, de Jule Styne & Bob Merril, era uma das preferidas da valente educadora experimental]. Mas o sonho da brava senhora foi drasticamente interrompido numa manhã de agosto de 1971. Ao ver D. Henriette ser retirada do estabelecimento pelos militares, Áurea saiu junto e não voltou sequer para dar baixa na carteira.

IMPERDÍVEL
A cantora Áurea Martins (72 anos) que já foi inspetora no CEAM décadas atrás, se apresentará nos dias 26 e 27 de outubro as 19h30, na Caixa Cultural, Centro-RJ, Teatro Nelson Rodrigues, na Av. Chile 230 anexo. Ingressos populares R$10,00 e R$5,00 meia entrada para idosos e estudantes.


Ivor Lancellotti faz dueto com Áurea Martins no programa Sarau.







Gênero: Documentário
Diretor: Zeca Ferreira
Elenco: Áurea Martins, Deli Alves, Leila Rocha, Lu Simões, Ney Sant´Anna, Virgínia Menezes, Zé Maria
Duração: 16 min Ano: 2009

Nenhum comentário: