sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Miniempresa Gotas & Rabiscos


O Programa Miniempresa proporciona aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa.

Porta guarda-chuva da Gotas e Rabiscos
É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3 horas e 30 minutos, realizadas nas escolas, geralmente à noite. 


Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.




Durante o Miniempresa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário. 


Objetivos de aprendizado:

- Trabalhar conceito de empresa e suas origens, enfatizando os

tipos de empresa. Mostrar que, a partir de uma necessidade, se produz bens que geram satisfação.



- Mostrar como funcionam as quatro principais áreas de uma empresa: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

- Controlar a presença nas jornadas, fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção.


- Proporcionar troca de informações e conhecimento da empresa como um todo.

- Fabricar um produto, consciente das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e sucesso de um negócio.


- Mostrar os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, não sendo pagos ao governo, mas doados a uma instituição beneficente.

- Envolver o participante em atividades como Rodada de Palestras com empresários e feiras.



Reutilizar embalagens plástica para criar bens de consumo com nova funcionalidade aumenta a vida útil das embalagens e contribui para diminuir a quantidade de lixo na natureza.
Saiba mais em:




Nenhum comentário: