sábado, 21 de novembro de 2009




Prêmio reconhece gestão escolar na escola pública



Nesta quinta-feira, dia 19, a Secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, e o Chefe de Gabinete da SEEDUC, José Ricardo Sartini, participaram da Cerimônia do 10º Prêmio Nacional de Referência emGestão Escolar 2009, no Teatro João Caetano, no Centro.

A Secretária quebrou o protocolo durante a cerimônia para que a diretora do Colégio Estadual Andre Maurois, Giorgina Madalena Carlim Fagundes, agradecesse aos alunos a homenagem que fizeram da plateia enquanto ela recebia uma menção honrosa.

- Nós sabemos que vocês se dedicam muito e é por isso que estão aqui hoje. Eu quero aproveitar para anunciar dosque além diplomas que vocês vão receber, uma parceria da Firjan com a UFF vai distribuir 20 bolsas de MBA para as escolas premiadas. O curso será totalmente gratuito. Nossa meta é que todas as nossas 1.437 escolas tenham a excelência que vocês apresentaram aqui, disse a Secretária.

A unidade escolar indicada para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional do Prêmio – Ano Base 2008, foi o CIEP Brizolão 291 Dom Martinho Schlude, do município de Pinheiral. A escola da rede competiu com outras 115 e recebeu a pontuação máxima do comitê.
No Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - ano base 2008 recebeu inscrições de 272 escolas e, destas, 116 entregaram os documentos necessários à participação no prazo previsto. Destas 116, 104 foram escolas da rede estadual de ensino (a maior parte da Metro I – 31 escolas inscritas). Da rede municipal, 12 escolas participaram nas cidades de Barra Mansa (3), Nilópolis (1), Nova Iguaçu (1), Petrópolis (2), Queimados (1), Rio das Ostras (2) e Volta Redonda (2).
Foram concedidos diplomas de Escola Referência Nacional em Gestão ao CIEP Brizolão 113 Waldick Pereira, localizado no Município de Nova Iguaçu; ao CIEP Brizolão 488 Ezequiel Freire, localizado no Município de Itatiaia e ao Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, localizado no Município do Rio de Janeiro.
Além dos quatro finalistas, o Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, localizado no Município do Rio de Janeiro, também recebeu o certificado de Escola Referência Estadual em Gestão. O CIEP Brizolão 434 - Profª Maria José Machado, localizado em Duque de Caxias, ganhou Menção Honrosa.
Foram entregues apenas os certificados dos 16 finalistas. Os demais certificados poderão ser retirados nas coordenadorias.
Sobre o Prêmio
O objetivo do 10º Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é valorizar e tornar públicas as iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas que contribuem para a melhoria do ensino brasileiro e contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área.
O Prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a UNESCO no Brasil e a Fundação Roberto Marinho. Criado em 1998 para estimular a melhoria da gestão e da qualidade do ensino, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da auto-avaliação das escolas públicas brasileiras. A iniciativa incentiva o processo de melhoria contínua da escola.
A primeira escola de cada Estado selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.
Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil, concedido pela Fundação Roberto Marinho, e também o diploma Destaque Brasil. Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, inscreveram-se, após terem realizado sua autoavaliação, 19.230 escolas, e foram atribuídos 580 diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEEDUC

Nenhum comentário: