segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Demissão de professor da Escola Parque que escreveu poemas eróticos é alvo de críticas

 O poeta e professor de literatura Oswaldo Martins Teixeira lecionava português nos 7º e 8º anos da Escola Parque e foi demitido por publicar, em um blog e livros, poesia erótica. Foto Ricardo Leoni

RIO - Alunos, artistas e intelectuais prestaram solidariedade neste domingo ao poeta e professor de literatura Oswaldo Martins Teixeira, de 47 anos, demitido no dia 11 de setembro da Escola Parque, porque teria adotado livros considerados inadequados pelos pais de alguns alunos e já teria escrito poesias eróticas. Mestre pela Uerj, Oswaldo diz que nunca usou suas poesias em sala de aula e que esta é apenas parte de sua obra. A Escola Parque informou que não comentaria o caso, noticiado pelo jornal "Folha de S.Paulo" neste domingo. O colégio é um dos mais conhecidos do Rio, principalmente por sua proposta educacional de vanguarda.

Oswaldo conta que seus problemas começaram no início do ano letivo, quando sugeriu o livro "A jogadora de Go", da chinesa Shan Sa, a alunos do 8º ano do ensino fundamental da unidade da escola na Gávea. O romance trata dos sofrimentos da guerra a partir de encontros de uma adolescente chinesa com um soldado japonês para partidas de Go. A mãe de um aluno achou a obra imprópria pelo conteúdo sexual, e a escola decidiu suspender o uso do livro.

Após uma palestra do professor em um evento literário na escola, alunos acharam poemas eróticos do professor na internet. Como os textos circularam por e-mails, um grupo de pais teria apresentado um dossiê sobre o caso e pressionado a escola, com o argumento de que o professor, autor de poesias eróticas, não poderia dar aulas a jovens de 14 e 15 anos. Segundo Oswaldo, a escola sugeriu que ele pedisse demissão, o que não foi aceito. Logo depois, ele foi demitido.

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/10/05/demissao_de_professor_da_escola_parque_que_escreveu_poemas_eroticos_alvo_de_criticas-548563161.asp

Nenhum comentário: