quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Exposição Corpo Humano:

                        real e fascinante 

corpo humano

Profª. Patrícia Danon (Biologia) leva os alunos a conhecer os mistérios do corpo humano no Museu Histórico Nacional                                           

Sinopse

      Numa concepção diferenciada e inédita, a mostra "Corpo Humano: Real e Fascinante" é uma oportunidade única para o público em geral explorar os mistérios de sua própria existência. Por isso, recorre a 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros para revelar - em todos os seus aspectos - o funcionamento do corpo humano e seus sistemas.

     Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, "Corpo Humano: Real e Fascinante" apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. A iniciativa fornece material anatômico para comunidades médicas e científicas, para fins educacionais e de pesquisa, não só em solo chinês - onde estão os maiores especialistas na dissecação de corpos - como também no exterior.

      Ao longo da história da Humanidade, grandes personalidades estudaram e escreveram sobre o corpo humano: Aristóteles, Platão, Hipócrates, Vesalius e Descartes. Além deles, artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael e Rembrandt contribuíram com significativos legados no que se refere à imagem do corpo a partir da combinação do talento e da observação detalhada. Com base nas raízes deste conhecimento e propondo um tratamento inovador e igualmente respeitoso ao tema, "Corpo Humano: Real e Fascinante" utiliza corpos e órgãos dissecados para revelar a função de um sistema anatômico completo e seu papel no corpo como um todo, e para possibilitar uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir em seu funcionamento, órgãos saudáveis e não-saudáveis são colocados lado a lado.

      Conforme relata o Dr. Roy Glover, "durante muitos anos foram idealizados modelos para representar o corpo. Porém, eles não permitem nenhuma variação estrutural - o que consideramos fundamental para a percepção das diferenças na formação corporal de cada indivíduo". Em sua análise, Dr. Glover lembra que, até hoje, apenas estudantes de medicina e médicos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento interno dos corpos.

Um comentário:

dado disse...

Olá,

somos da Na Boa Companhia, que faz o teatro no Colégio.
Parabéns pelo blog. Quando puderem, visitem o nosso:
http://www.naboacia.blogspot.com/

Um abraço,
Márcio e Dado