quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Exposição Corpo Humano:

                        real e fascinante 

corpo humano

Profª. Patrícia Danon (Biologia) leva os alunos a conhecer os mistérios do corpo humano no Museu Histórico Nacional                                           

Sinopse

      Numa concepção diferenciada e inédita, a mostra "Corpo Humano: Real e Fascinante" é uma oportunidade única para o público em geral explorar os mistérios de sua própria existência. Por isso, recorre a 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros para revelar - em todos os seus aspectos - o funcionamento do corpo humano e seus sistemas.

     Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, "Corpo Humano: Real e Fascinante" apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. A iniciativa fornece material anatômico para comunidades médicas e científicas, para fins educacionais e de pesquisa, não só em solo chinês - onde estão os maiores especialistas na dissecação de corpos - como também no exterior.

      Ao longo da história da Humanidade, grandes personalidades estudaram e escreveram sobre o corpo humano: Aristóteles, Platão, Hipócrates, Vesalius e Descartes. Além deles, artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael e Rembrandt contribuíram com significativos legados no que se refere à imagem do corpo a partir da combinação do talento e da observação detalhada. Com base nas raízes deste conhecimento e propondo um tratamento inovador e igualmente respeitoso ao tema, "Corpo Humano: Real e Fascinante" utiliza corpos e órgãos dissecados para revelar a função de um sistema anatômico completo e seu papel no corpo como um todo, e para possibilitar uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir em seu funcionamento, órgãos saudáveis e não-saudáveis são colocados lado a lado.

      Conforme relata o Dr. Roy Glover, "durante muitos anos foram idealizados modelos para representar o corpo. Porém, eles não permitem nenhuma variação estrutural - o que consideramos fundamental para a percepção das diferenças na formação corporal de cada indivíduo". Em sua análise, Dr. Glover lembra que, até hoje, apenas estudantes de medicina e médicos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento interno dos corpos.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Adaptações de clássicos para quadrinhos aproximam alunos da literatura

Publicada em 21/10/2008 às 03h07m

Paula Dias

Tiras do livro 'Macanudo', de Ricardo Liniers, que será lançado no Brasil em 22 de outubro / Foto Divulgação / Casa L''Inc

RIO - Há quem não admita que a adaptação de um livro para quadrinhos possa deixar mais fácil a leitura de clássicos bastante complexos. Mas não dá para negar que é grande o apelo desse tipo de trabalho na hora de falar de literatura com os adolescentes.

No colégio Dínamis, em Botafogo, clássicos como "O alienista" e "O médico e o monstro" estão sendo transformados em quadrinhos por alunos do 8º ano. Júlia Teixeira, de 14 anos, está participando do trabalho e diz que aprender assim é mais legal.

- Desenhar permite que a gente imagine como são os personagens e os cenários da história - diz.

A professora Sandra Ribeiro, que comanda uma oficina de escrita com a turma duas vezes por semana, concorda com a aluna:

- Essa atividade facilita a aprendizagem, pois os jovens gostam de trabalhar com a imagem, com o desenho.

Literatura em quadrinhos - Os Lusíadas, de Camões adaptação de Fido Nesti / Foto Divulgação

No Colégio Mopi, na Tijuca, os alunos devoram adaptações literárias para quadrinhos, mas não deixam de conhecer os originais.

- Ambos são brilhantes, mas é preciso botar cada um no seu lugar. No caso dos alunos do ensino médio mais ainda, pois para o vestibular é preciso dominar as obras na íntegra - afirma Helena Sandes, coordenadora do ensino fundamental.

As adaptações para quadrinhos de obras clássicas da literatura viraram um filão editorial que tem movimentado o mercado de livros didáticos nos últimos anos. A prova disso é que o Ministério da Educação (MEC) incluiu 19 HQs na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2009.

Clássicos literários ganham clip na internet

No ar desde abril, o site LivroClip pode não ter nada a ver com quadrinhos, mas também tem sido usado em aulas. O projeto cria vídeos de animação sobre o universo literário brasileiro com trilha sonora de bandas de rock. Acessando o site www.livroclip.com.br é possível assistir à animação "Raduan Nassar, o genial escritor que foi criar galinhas", com música do grupo Teatro Mágico. O documentário de cinco minutos faz um apanhado divertido da vida e da obra do escritor paulista para chamar a atenção dos jovens.

(http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/10/20/adaptacoes_de_classicos_para_quadrinhos_aproximam_alunos_da_literatura-586027451.asp)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Visita à Exposição de Machado de Assis na ABL

                                                                          (Rio, 20/10/08)

Na exposição (ABL)

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(A chegada à ABL)

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(No trajeto - no ônibus)

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domingo, 19 de outubro de 2008

Quem foi ANDRÉ MAUROIS?

               por Edméia Silva (profª. de Biologia e Química dclip_image001o CEAM)

A nossa escola carrega um nome muito importante, que foi dado em homenagem a um grande escritor cujo nome original era Emile Salomon Wilhelm Herzog.

Eleito para a Academia Francesa em junho de 1938, Emile Herzog foi ensaista e romancista , historiador e biógrafo.

Nascido na Normandia, em 26 de julho de 1885, numa família judia que tinha deixado a Alsacia após a guerra de 1870, foi também a guerra que o conduziu à literatura. Sua experiência como oficial de ligação junto ao exército britânico o inspirou a escrever dois livros de reflexões humorísticas: “O silêncio do coronel Bramble” (1918) e “ Os discursos do doutor O’ Grady “ ( 1922). Alguns romances de cunho psicológico, como “Climas”(1926) e “ O círculo de família” (1932) dão-lhe um grande público e a literatura que inicialmente era um passatempo e torna-se um meio de sondar e conhecer o homem.

Ele se dedica inteiramente a escrever e produz contos de fundo moral, ensaios, e, sobretudo, biografias de homens famosos. Ele começa neste gênero por estudos romanceados como “ Ariel ou a vida de Shelley”(1923), “ A vida de Disraëli “( 1927) “ Byron”(1931), que lhe dão consagração no mundo literário. Daí, evoluindo para um estilo mais despojado, produz entre outras as obras “ A procura de Marcel Proust “(1949) , “ Olimpo ou a vida de Victor Hugo”(1955), “ Prometeu ou a vida de Balzac”(1965).

Seu pseudônimo André Maurois tornou-se seu nome legal em 1947.

Em 9 de outubro de 1967, André Maurois morre, deixando-nos como herança seu pensamento lúcido e humanista.

Algumas de suas citações podem servir a nossa reflexão:

• Ne cherchez pas à faire, de l'éducation, une suite de plaisirs. Seul l'effort donne à l'esprit de la vigueur.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.187)

Não procure fazer da educação uma sequência de prazeres. Somente o esforço dá ao espirito o vigor.

• Les sources de la beauté sont souterraines et secrètes.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.63)

As fontes da beleza são subterrâneas e secretas.

• Être exigeant, c'est montrer de l'intérêt.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.48)

Ser exigente é mostrar interesse.

• Le bonheur n'est pas dans les événements. Il est dans le coeur de ceux qui les vivent.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.185)

A felicidade não está nos acontecimentos. Está no coração daqueles que os vivem.

• [...] le bonheur c'est précisément de n'avoir aucun désir de changer ceux que l'on aime.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.160)

A felicidade é precisamente não ter nenhum desejo de mudar aqueles a quem se ama.

• Le tyran est toujours un esclave.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard, p.118)

O tirano é sempre um escravo.

• Tout l’art du mariage est de savoir passer de l’amour à l’amitié, sans pour cela sacrifier l’amour.

(Lettres à l'Inconnue, Fayard)

Toda a arte do casamento é saber passar do amor à amizade, sem para isto sacrificar o amor.

(Baseado nos artigos da Wikipédia ,em Philip de László e http://www.evene.fr/celebre/biographie/andre-maurois-878.php.)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aos mestres, com carinho!

“O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar.”

(Rubem Alves)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Corpo docente do CEAM (Parte II): acreditando que a Educação faz a diferença!

Conheça os professores do Colégio Estadual André Maurois

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Professora Iara (Inglês)

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Professora Alzira (Química")

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Professoras Suzana (Filosofia) e Letícia (Língua Portuguesa)

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Professor Chain (Educação Física)

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Professor Gentile (Biologia)

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Professora Virgínia (Matemática – responsável pelo Projeto

“Quem lê mais … do Jornal O Globo)

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Professora Cléa (História)

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Professora Ana Xavier (Língua Portuguesa)

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Professora Renata (Inglês)

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Clicadas por uma aluna! (Professoras: Alzira, Fátima, Eliane, Cintia, Suzana e Sheila)