sábado, 1 de outubro de 2016

CONVERSA LITERÁRIA E A FLUPP

Dia 07/10/2016 - FLUPP e SLAM COLEGIAL COM JÚLIO LUDEMIR E ECIO SALLES

(Cartaz feito pela Ilustradora e Escritora Thais Linhares, parceira do Projeto e Vice-Diretora dos Defensores de Direitos Humanos - DDH)

Na próxima sexta-feira, 07/10, os Criadores da Festa Literária das Periferias (FLUPP) e do SLAM COLEGIAL estarão na "CONVERSA LITERÁRIA" no Colégio Estadual André Maurois para participarem da Roda de Leitura Literária. Na ocasião, Júlio e Ecio levarão livros para fazerem leitura compartilhada e para falar aos jovens sobre a FLUPP e o SLAM. Será uma noite de muita música, poesia e bate-papo da melhor qualidade. 

Haverá SORTEIO de livros.

A abertura e o encerramento da CONVERSA estarão a cargo dos alunos Lucas Villaça e Raul Pimenta. As alunas Jéssica Lopes e Izabela Luna lerão poemas para esquentar a RODA.

O CONVERSA LITERÁRIA é um Projeto de Leitura que nasceu do desejo de seduzir os alunos a lerem mais Literatura. Utilizando o espaço e o tempo de reposição de aulas, a professora convidou os amigos escritores e artistas para conversarem com os alunos sobre literatura. Os convidados leem e conversam com os jovens sobre suas experiências leitoras. Os alunos estão adorando a experiência e saem pensando na próxima semana. Estão se interessando bem mais por literatura e também por produção textual, uma vez que estão escrevendo seus próprios textos e os apresentando no espaço. A culminância do projeto conta com a publicação das produções literárias dos alunos como aconteceu em 2013. A direção do colégio apoia o projeto que conta com as participações ativas das diretoras Cecília Mortágua e Patrícia Condé, além do envolvimento técnico do professor de Biologia Artur Nunes e dos próprios alunos que confeccionam cartazes e cuidam do som, das luzes do palco e da organização da Conversa. Esta Conversa Literária no Colégio Estadual André Maurois só é possível por causa do engajamento dos convidados que compreendem a importância deste projeto neste momento.

O CONVERSA LITERÁRIA acontece sempre às sextas-feiras, das 18h às 20h, no Auditório Alceu Amoroso Lima.

Cintia Barreto é Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ, professora do C.E. André Maurois há 15 anos (tendo feito sempre aulas, do Estado, diferenciadas com a produção de peças teatrais de livros como O Cortiço de Aluísio Azevedo e Capitães da Areia de Jorge Amado, além de Saraus Poéticos e orientações em Concursos de Monografias para alunos do Instituto Judaico Feminina Wizo com premiação de dois alunos em anos diferentes). É poeta com dois livros publicados Entre nós e Em trânsito e participação em três Antologias Poéticas do Grupo "Poesia Simplesmente". É Crítica Literária tendo feito os prefácios das obras Espumas flutuantes e Os escravos de Castro Alves a pedido da Editora Martin Claret. É Consultora de eventos literários e foi responsável pela organização do "Café Literário" do FLIM (Festival de Leitura Interativa Mesquitense) em 2014.Cintia é ainda professora com mais de dez anos de experiência no Ensino Superior, além de elaborar material didático para universidades e ministrar, com frequência, Cursos de Formação de Professores.

Nenhum comentário: