sábado, 1 de outubro de 2016

CONVERSA LITERÁRIA


"A função social...comporta o papel que a obra desempenha no estabelecimento de relações sociais, na satisfação de necessidades espirituais e materiais, na manutenção ou mudança de uma certa ordem na sociedade.” (CANDIDO, 2010, p.55) 


O Projeto

O Projeto "Conversa Literária" surgiu da necessidade de estimular a leitura literária no Colégio. Literatura é um bem cultural que não pode ser negado aos jovens. Por meio de um bate-papo descontraído com escritores e artistas e das leituras que estes levam para dialogar, pretende-se envolver os alunos ao mundo da literatura. Leitura compartilhada, literatura lida, falada, encenada, dançada, cinematografada, fotografada, são formas múltiplas de levar os jovens para o mundo das mais variadas histórias, dos diversos gêneros literários. Os textos podem retratar biografias, fantasias ou a dura realidade da violência das favelas e das ruas das grandes cidades ou a dura sobrevivência no Sertão brasileiro ou ao ambiente inóspito dos países em Guerra. Verdade é que a Literatura ajuda a viver, já disse Tzvetan Todorov.
A Literatura é a arte da palavra. Literatura contribui para a formação humana. A Literatura deve ser compartilhada como pão, afirma o escritor paulista Ferréz.


Objetivos do Projeto

desenvolver as competências e habilidades de Leitura Literária, bem como de Interpretação e, consequentemente, de Produção Textual. Além disso, acessibilizar livros, leituras, escritores e artistas por meio de bate-papo com os alunos do Ensino Médio do Colégio. Os objetivos principais são de incentivar a leitura literária e formar público leitor crítico. 


Dia 16/09/2016 - Noite com Leituras dos Alunos 






Dia 23/09/2016 - Primeira noite de Convidados Leitores


 Alexandre Damascena (ator e Diretor Teatral), Marcos França (Ator, Diretor Teatral e Escritor), Cecília Mortágua (Diretora do Colégio André Maurois e Artista Plástica), alunos que estão escrevendo poemas por causa do Projeto “Conversa Literária” como a Ketlen que fez o lindo poema “As Frutas Suicidas”. 


Alexandre Damascena iniciou lendo um conto de Férrez, seguiu com um de Machado de Assis e finalizou com uma contação de Histórias.

 Marcos França leu e encenou poemas de Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana. 


Alexandre e Marcos conversaram sobre leitura e literatura com os alunos e estes corresponderem ao dialogismo. Foi uma Roda interativa e muito agradável e com o diferencial e a particularidade da Professora Cintia Barreto que sempre quer que livros sejam sorteados para a plateia, contribuindo assim com o acesso ao livro e à literatura. 

(A aluna Ketlen Belmiro recebe o livro de poemas do Marcos França)

As alunas Izabela Luna e Isabelle Costa cantaram e tocaram canções do Legião Urbana no encerramento da noite. Foi um momento emocionante em que os talentos das alunas são evidenciados. É muito importante a valorização e visibilidade dos alunos no espaço escolar. Afinal de contas, são eles os protagonistas do processo de aprendizagem.


 (Os atores Alexandre Damascena e Marcos França com a Professora e Poeta Cintia Barreto - Organizadora do Projeto "Conversa Literária")

Já estão confirmadas as presenças dos artistas e escritores

 (O Cantor e Compositor, Marcelo D2, disse ser um leitor voraz e vai conversar com os jovens sobre esta sua paixão)

Marcelo D2 (Irá em novembro) e o escritor Godofredo de Oliveira Neto são alguns dos nomes que irão nas próximas edições em 2016.


 (O Escritor e Professor Titular de Literatura Brasileira da UFRJ, Godofredo de Oliveira Neto)

Aguardem mais notícias que a Conversa é LONGA!!! 

Nenhum comentário: