sexta-feira, 28 de outubro de 2016

FLUPP SLAM no CEAM

Batalha de Poesia acontecerá em outras quatro unidades escolares da rede estadual

Nesta segunda-feira (24/10), versos, rimas e expressão de ideias e sentimentos marcaram a primeira eliminatória do ‘Slam Colegial – Batalha de Poesia’, no Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, Zona Sul do Rio. No palco, alunos de escolas estaduais da região deixaram a timidez de lado e deram lugar ao talento. A iniciativa é da Festa Literária das Periferias (Flupp), com apoio das Secretarias de Estado de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude.
O C.E. André Maurois é um dos cinco polos da Região Metropolitana que sediarão as competições. Em cada rodada, os estudantes inscritos apresentam um poema autoral de tema livre, com no máximo três minutos, sem interferência de música ou figurino especial. Um grupo de jurados aplica notas de 0 a 10. Os dois estudantes com maior pontuação de cada unidade escolar seguem para a grande final no dia 10 de novembro, na Cidade de Deus.
A mediadora de leitura, Jorgineth Maria de Oliveira, participou do júri e acredita que a ação possa criar mais oportunidades para quem gosta de literatura.
- Esses jovens podem mostrar seu trabalho e passam a ter voz e vez. -, destacou.
Para a diretora do colégio anfitrião, Cecília Mortágua, a possibilidade de ouvir o que os colegas de outras escolas têm a dizer gera comprometimento e cuidado ainda maior na criação das poesias.
- Uma competição que envolve pessoas de fora da escola, com a possibilidade de participar de uma final, faz com que os alunos encarem essa atividade com mais seriedade.
Na batalha inicial, Carlos Henrique dos Santos Diniz, do Ciep 303 - Ayrton Senna da Silva (São Conrado), e Luma Vitória Ferreira, do C.E. Antonio Maria Teixeira (Leblon), levaram a melhor e foram os finalistas.

- Minha inspiração para compor as poesias vem do meu cotidiano e das situações de outras pessoas da Rocinha, onde moro. Vou levar essa vitória para a escola! –, comemorou Carlos Henrique, de 19 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio, que tem como estilo a declamação rápida e ritmada do rap.


Acompanhada pela orientadora educacional e incentivadora, Dulce Tinoco, Luma parecia não acreditar que seria capaz de vencer essa etapa.
- Foi a primeira vez que participei de uma competição de poesia e fiquei muito nervosa. Se não fosse a Dulce, eu nem viria. Sempre gostei de escrever e ler, principalmente histórias e romances, mas não achei que fosse conseguir ir para a final -, disse a jovem de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

De acordo com Écio Salles, um dos diretores da Flupp
presentes, a proposta é mostrar que há talentos poéticos escondidos nas escolas públicas.
- Essa ação traz o protagonismo do aluno-poeta. É uma oportunidade para despertar o talento dessas pessoas. Ao mesmo tempo que temos os jovens falando seus textos, temos também uma plateia aplaudindo, vibrando. Isso faz toda a diferença - concluiu.
Além do Colégio Estadual André Maurois, outras quatro unidades escolares serão polos da Batalha de Poesia: C.E. Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, e C.E. Jorge Zarur, em Bangu (Zona Oeste do Rio); C.E. Ernesto Faria, em São Cristóvão (Zona Norte do Rio); e C.E. Pierre Plancher, em Mesquita (Baixada Fluminense).

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2986525

Nenhum comentário: